Pages

sábado, 2 de abril de 2016

Feira de artesanato de Ortaköy

Já escrevi sobre o bairro de Ortaköy, em Istambul, anteriormente. Mas hoje gostaria de comentar mais sobre a tradicional feira de artesanato local que ocorre aos domingos. A feira é realmente muito interessante, existem muitos stands e lojas que vendem jóias, bijuterias, antiguidades, livros e vários tipos de artesanato. Tudo muito lindo e, muitas vezes original e exclusivo.No verão algumas bancas abrem todos os dias.
Na minha opinião um passeio a Ortaköy, e a sua feira de artesanato, é destino obrigatório para quem gosta de trabalhos manuais e de artigos exclusivos.
Outra coisa bastante interessante da feira são as máquinas que lá foram instaladas, pela prefeitura do bairro de Besiktas, onde se colocam garrafas pets de água mineral vazias e imediatamente porções de ração para cães são depositadas em comedouros para alimentar animais de rua. Se a garrafa estiver cheia, existe a opção de esvaziar a garrafa, também na máquina, e a mesma cairá em um bebedouro onde os animais poderão beber tranquilamente.  Essa máquina para mim é fantástica, uma excelente idéia para ajudar aos animais de rua muitas vezes sedentos e famintos. O Brasil e os demais países deveriam copiar essa idéia turca!





                                                           Vista de uma parte da feira

                         



                                                          Banca de colares artesanais


                                                     


                                                                    Mais colares



                                                 A artesã mostrando seu trabalho


                                                      Mais bancas e restaurantes


         Máquinas solidárias que recebem garrafas de água mineral usadas e despejam ração e água                  nesses bebedouros e comedouros para animais de rua.



                                                Detalhe da garrafa de água sendo depositada na máquina
                                               

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Hurrem, achei bem interessante essa máquina que recebe garrafas de água mineral e despeja ração e água para cães e gatos de rua.Você tem razão outros países deveriam seguir esse exemplo o Brasil também deveria, mas daí me lembro que para alimetar os animais de rua aqui, deveria-se antes alimentar os moradores de rua que infelizmente existe de montão aqui no Brasil.Não sei se existem pessoas aí na Turquia que moram na rua,mas como você deve saber por aqui esse é um problema que perdura.Essa feira artesanal também é bem rica, muito legal!E mais uma vez estou aqui para participar do seu blog...Bjos!Angel

Hürrem disse...

Olá Angel,
Existiam poucos mendigos nas ruas da Turquia, mas agora com a questão dos refugiados sírios o número aumentou bastante.
Esse tema de solucionar o problema dos moradores de rua é realmente uma questão bastante complexa e que requer muitas atitudes dos governantes principalmente, pois passa primeiramente pela questão da educação, do emprego e de programas para a casa própria. Já o tema dos animais de rua é um tema menos complexo, bastava que a iniciativa privada em parceria com o governo tomasse alguma atitude, porque um investimento nessa área é certamente barato e traz um marketing muito bom para a empresa que abraça essa causa.
Beijos