Pages

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Santa Tecla (Azize Thekla)

Santa Tecla foi a primeira mártir do sexo feminino da igreja cristã (Século I), venerada pelas igrejas católica e ortodoxa. O único registro que se conhece sobre ela é proveniente do livro apócrifo, do século II, chamado "Atos de Paulo e Tecla", onde ela é mencionada como seguidora do Apóstolo Paulo.
Santa Tecla vivia na atual cidade de Konya (Iconium nome da cidade na antiguidade), Turquia. Ela era noiva e estava de casamento marcado, mas após escutar as pregações do Apóstolo Paulo, que estava na cidade com o seu discípulo Barnabás, se converteu e decidiu não se casar mais e dedicar sua vida a divulgar a boa nova do cristianismo.  Sua mãe e seu noivo não concordaram com a decisão de Tecla e decidiram pedir ao governador da cidade que punisse Paulo pelo ocorrido. O Apóstolo foi então preso. Tecla conseguiu fugir de casa e foi visitar Paulo na prisão. Lá foi descoberta por sua família que solicitou sua punição ao governador. Tecla foi pressionada a renunciar ao cristianismo ou seria queimada. Como não renunciou sua fé, foi enviada a fogueira. No entanto, na hora em que estava por ser queimada os céus se abriram e uma tempestade caiu no local, apagando as chamas. Tecla foi então libertada e foi ao encontro de Paulo. O apóstolo e Tecla teriam então viajado para Seleucia, atual Silifke, cidade às margens do Mar Meditarrâneo. Tecla decidiu estabelecer-se no local e dedicar sua vida a falar sobre Jesus Cristo para aquele povo. Paulo seguiu viagem para pregar em outros lugares. Tecla passou a residir em uma caverna, onde ficava reclusa, em orações. Tecla tornou-se então, a maior combatente aos cultos politeístas a Júpiter, Minerva e Sarpedon, muito comuns naquela área no século I. Tecla ficou conhecida em toda a região por curar enfermos que iam a sua caverna em busca de cura para suas enfermidades.
De acordo com escritos da época, Tecla não teria morrido, teria simplesmente ficado escondida nas profundezas de sua caverna, por ocasião de um ataque que sofreu de criminosos que invadiram o local com a finalidade de matar-la.
Acredita-se que Tecla tenha continuado a curar pessoas mesmo após seu desaparecimento, tendo aparecido para o imperador Zeno (474-491 DC), que foi destronado após um curto reinado. Tecla teria dito a Zeno que ele seria reconduzido ao trono novamente. O fato realmente aconteceu e o imperador mandou construir uma grande igreja ao lado da caverna de Tecla como forma de agradecimento.
Na antiguidade, a igreja de Santa Tecla era um dos locais mais visitados pelos peregrinos cristãos na Turquia, assim como a igreja de São João em Efésus. O local perdeu sua importância após o domínio muçulmano da região.
A data comemorativa de Santa Tecla é 23 de setembro (24 de setembro nas igrejas do oriente)
Ao lado da caverna de Santa Tecla existem ruínas de 4 igrejas, diversas cisternas e aquedutos. As escavações no local começaram em 1907, no entanto, foram interrompidas, restando ainda locais a serem escavados.
Se você estiver pela região de Mersin, não deixe de visitar essa singela caverna onde teria vivido essa mártir cristã tão pouco conhecida na atualidade.




                                                           Imagem de Santa Tecla




                                               Imagem de Santa Tecla dentro da caverna



                                                              Entrada da caverna


                                                          Escada que dá acesso a caverna



                                                       Interior da caverna




                                                  Vista da escada de acesso a caverna do lado de dentro



                                                           Um dos cômodos da caverna

                                                 
                                                         Outro cômodo da caverna




                                          Cisterna de água próximo a caverna de Santa Tecla




                                                                       Vista interior da cisterna
                         

                             Ruína que restou da grande basílica que existia no local em culto a Santa Tecla

4 comentários:

gulecyuz disse...

Muito obrigado pra seu informaçao :)

Hürrem disse...

Fico muito feliz de que um turco siga meu blog!!! :) :)

Anônimo disse...

Olá, sei que na Turquia a maior parte da população é Mulçumana,mas há cristãos entre eles?Digo cristãos praticantes,que vão à igreja que leem a biblia e assim por diante.Acho que a Turquia ainda é um país bem misterioso para os brasileiros, porque dificilmente alguém perguntaria isso sobre os Estados Unidos ou Itália e até mesmo sobre os países Oriente Médio, mas quando o assunto é Turquia surgem várias dúvidas.Acho interessante.Bjos!

Hürrem disse...

Olá anônimo, sim existem igrejas cristãs, não muitas como no Brasil mas tem sim. Tem missas, leem a Bíblia, tudo normal. Em Istambul e Ancara tem até igrejas com missas em outras línguas além do turco: inglês, italiano e até em coreano!!!
Eu mesma frequentava as missas da igreja que a Embaixada do Vaticano possui em Ancara.
Em Istambul inclusive tem a Casa da Bíblia que está localizada na avenida Istikal, a principal da cidade.
Beijos