Pages

sábado, 16 de junho de 2012

Ponte de Septimius Severus (Cendere Köprüsü)





















A ponte de Septimius Severus está situada no Parque Nacional onde está localizado o Monte Nemrut , a 55 km ao norte da cidade de Adiyaman, sudeste da Turquia. A ponte foi construída, sob o riacho Chabinas (Cendere Çayi, em turco) no século II, por 4 cidades pertencentes ao reino de Kommagene, em honra ao imperador romano Lucius Septimius Severus (193-211 DC), sua segunda esposa Julia Domna e seus filhos Lucius Septimius Bassianus Caracalla e Publius Septimius Antoninius Geta. A ponte possuía inicialmente quatro colunas ao estilo de Coríntios, duas colunas no lado denominado kahta, simbolizavam o imperador e sua esposa, as outras duas colunas, no chamado lado sincik, homenageavam os filhos. Após assinar seu irmão Geta, Caracalla mandou remover da ponte a coluna que homenageava o irmão, bem como todas as inscrições em latim a que se referiam ao mesmo.

A ponte atualmente não está aberta ao trânsito de veículos. Ao lado da mesma foi construída uma ponte moderna para essa finalidade.

Ao turista que está visitando o Monte Nemrut, com certeza vale a pena uma visitinha a Ponte de Septimius Severus, atravessar a ponte a pé e apreciar a paisagem local.


Foto 1: Placa com o nome da ponte (na Turquia as placas marrons indicam locais históricos e ou turísticos);

Foto 2: Vista geral da ponte;

Fotos 3 e 4: Vista da ponte;

Foto 5: Vista de parte das colunas, com a ponte nova ao fundo;

Foto 6: Vista da ponte e colunas;

Foto 7: Detalhe da coluna ao estilo de Coríntios;

Foto 8: Detalhe das inscrições em uma das colunas.

4 comentários:

São disse...

Nunca fui à Turquia e é bom conhcer mais de um país que me fascina.

Bom dia

SE puder retirar as letras, agrdeço

Hürrem disse...

Olá Sao, realmente a Turquia é um país fascinante! Desculpe mas não entendi o que queres dizer com "retirar as letras"? É alguma expressão idiomática? Um abraço.

Anônimo disse...

Gostaria de conhecer a turquia. Qto custaria uma viagem de uns 15 dias hospendando-me em hotéis bons porém não mt caros e conhecer suas principais cidades
Obrigada
Ester

Hürrem disse...

Prezada Ester, depende muito do tipo de hotel que vc procura, dos lugares que pretende visitar, e da época em que pretende vir. Sugiro que consulte o site (para vc ter uma ideia dos hoteis que procura e dos preços) o site www.booking.com