Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Palácio de İshak Paşa ( İshak Paşa Sarayı)











O Palácio de Ishak Pasa está localizado em uma pequena montanha, há 5 Km da cidadezinha de Dogubeyazit, província de Agri, ha cerca de 20 Km da fronteira com o Irã, no extremo leste da Turquia. O complexo começou a ser construído em 1685 por Colak Abdi Pasa, governador da província otomana de Beyazit, que seria de origem curda. A construção foi finalizada em 1784, por seu neto, Ishak Pasa. O palácio foi o segundo centro administrativo otomano, depois do Palácio Topkapi. Em termos de arquitetura, o palácio é considerado, pelos historiadores, um dos mais importantes do período otomano da "tulipas". Ao longo de sua história, o complexo foi ocupado diversas vezes por tropas russas e turcas, o que ocasionou a destruição de algumas partes da construção.
A vista de toda a área onde está localizado o Palácio de Ishak Pasa é simplesmente deslumbrante, tendo o Monte Ararat ao fundo.
Uma visita a essa região da Turquia requer certos cuidados, pois a área é considerada de alto risco com relação a atentados terroristas, o que é realmente uma pena. Minha viagem toda através do leste e sudeste da Turquia foi de carro, e confesso que Dogubeyazit foi o único local em que senti um certo medo, pois ao longo da estrada, de Van até essa região, fomos parados pela Jandarma (a polícia do exército da Turquia), que fazia barreira na estrada com sacos de areia, parecia filme de guerra mesmo, com helicópteros voando e tudo. A Jandarma nos perguntou qual era nosso destino, e explicamos que estávamos indo visitar o Palácio de Ishak Pasa e que depois iríamos para Diyarbakir.
Não foi possível entrar dentro do palácio porque era uma segunda-feira, e os museus fecham nesse dia, sendo assim, só pude tirar fotos do exterior.
Aos interessados em visitar essa região belíssima da Turquia, apesar de um tanto perigosa, dependendo do período, recomendo uma visita Ishak Pasa, mas na companhia de algum grupo de turistas ou de algum cidadão turco.
Foto 1: Vista panorâmica do palácio;
Foto 2: Minarete e cúpula;
Foto 3: Pátio de entrada;
Foto 4: Vista panorâmica em outro ângulo;
Foto 5: Outra vista da cúpula e minarete;
Foto 6: Muro lateral;
Foto 7: Detalhe do portão de entrada;
Foto 8: Vista do palácio sob a perspectiva de quem está subindo a pequena montanha;
Foto 9: Na subida para o palácio, a presença onipotente do lendário Monte Ararat;
Foto 10: Vista do famoso Monte Ararat.

Nenhum comentário: