Pages

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ortaköy - Istambul



















O bairro de Ortaköy, ou "aldeia do meio", é um dos bairros mais visitados pelos turistas em Istambul, pois localiza-se as margens do estreito de Bósforo e próximo a uma das pontes de ligação entre os lados europeu e asiático da cidade. Existem no local inúmeros restaurantes, bares, boates e galerias de arte. A construção que mais chama a atenção do visitante é a mesquita Büyük Mecidiye Camii ( Grande Mesquita Imperial do Sultão Abdülmecid), em estilo neo barroco, construída em 1854 pelo arquiteto Nikogos Balyan, o mesmo que desenhou o Palácio Dolmabahçe. Uma visita a Ortaköy é algo que pode ser interessante ao turista que quer conhecer um pouco mais de Istambul, e não somente a parte histórica do bairro de Sultanahmet. Uma das dicas é aproveitar um dos vários restaurantes com vista para o Bósforo, saborear uma deliciosa refeição e apreciar a paisagem. Uma das comidas mais famosas da localidade é o "kumpir" (batata recheada com diversos tipos de recheio a escolha do freguês). Os quiosques de kumpir de Ortaköy são os mais famosos de Istambul. Nos finais de semana existe uma feira de artesanato, próxima aos restaurantes, onde é possível comprar colares, brincos, pulseiras, anéis ( todos muito originais e diferentes), entre outras coisas. Quando visitei Ortaköy a primeira impressão que tive foi a de estar visitando um mini "Camden Town" , o famoso bairro de estilo alternativo de Londres, com a diferença de que a paisagem de Ortaköy é sem sombra de dúvidas muito mais bonita.

Foto 1: Vista da beira do Bósforo e uma das pontes;

Foto 2: Barcos chegando para atracar no pier de Ortaköy, onde pode-se observar uma das paredes da mesquita em reforma;

Foto 3: Mesquita toda coberta, em reforma. Em frente a mesquita duas mulheres usando roupas todas pretas (típicas de países muçulmanos conservadores), deixando visivel apenas os olhos;

Foto 4:Rua típica do bairro;

Foto 5: Estilo de construção típica do bairro;

Foto 6: Vista dos restaurantes a beira do Bósforo;

Foto 7: Feira de artesanato;

Foto 8: Quiosques de kumpir.

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ortakööööy! Um lugar muito bacana mesmo :) Seja à noite ou seja de dia. Também de lá saem os barquinhos que fazem tour pelo bósforo, amiga.
Adorei as mudanças no blog, está mais interativo. Muito bem, amiga! Parebéns!
Beijocas

ManDrag disse...

Se Istambul não tivesse mais atractivos bastava-lhe o ser a única cidade do mundo a espalhar-se por dois continentes. Mas sim, Istambul é rica de atractivos turísticos e históricos. Uma cidade cuja influência é indissociável do desenvolvimento histórico da Europa.
As fotos revelam um cuidado meticuloso na preservação e conservação das características típicas do bairro; visível na limpeza das ruas, estreitas e acolhedoras, dos edifícios bem pintados (o do "The House Café" é uma beleza!) e na organização dos espaços de concentração de restaurantes e artesãos voltados ao turismo.

Mais uma bela reportagem turística. Bem hajas, amiga!

Abraço com amizade

Hürrem disse...

Amiga Mari, graças a vc que me leva nesses lugares maravilhosos em Istambul posso postar aqui tudo isso!
Amigo ManDrag, bem hajas em me visitar de vez em quando por aqui! Sempre com seus comentários observadores e pertinentes!
Beijos queridos amigos!