Pages

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Harran
























O povoado de Harran está localizado a 44 km de Sanliurfa e é uma das mais antigas cidades do mundo. Registros arqueológicos comprovam que o local teria sido habitado desde o ano 2.300 AC. Harran é citada, inclusive na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 11 versículos 31 e 32, onde diz: " ...Tomou Tera a Abraão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abraão, e saiu com eles de Ur dos caldeus ( que seria a cidade de Urfa) , a fim de ir para a terra de Canaã, e vieram até Harran, e ali habitaram. Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos, morreu Tera em Harran". Harran é citada novamente, no livro de Gênesis, capítulo 12 versículos 4 e 5: ".. Partiu pois Abraão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abraão 75 anos quando saiu de Harran. Abraão levou consigo a Sarai sua mulher, e a Ló filho de seu irmão, e a todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harran e sairam a fim de irem a terra de Canaã, e a terra de Canaã chegaram".


Em Harran existiu a primeira universidade do mundo, datada dos séculos 8 e 9 DC, que funcionou como um centro de estudos astronômicos, filosoficos, científicos e médicos.

Uma visita a Harran é como voltar no tempo, onde se notam pessoas usando camelos como meio de transporte, e as casinhas típicas feitas de barro fazendo parte deste cenário. É possível visitar as ruínas da grande mesquita, onde funcionou, também, a primeira universidade do mundo, além de uma fortaleza que serviu às diversas civilizações que viveram na região, entre elas os assírios, persas, seljúcidas, romanos, dentre outras. No local existe uma dessas casas de barro grande e conservada ( construída há cerca de 300 anos), onde vive uma numerosa família que mantém um centro cultural chamado A Casa de Cultura de Harran, onde se é possível sentar, beber algo, conversar com a simpática e agradável família, além de comprar artesanato típico da região, feito à mão pelas mulheres membros do clã. Uma visita a Harran é algo imperdível para quem realmente quer conhecer e mergulhar um pouquinho na história das civilizações.


Foto 1: Vista das ruínas da Grande Mesquita / Universidade


Foto 2: Entrada principal da Grande Mesquita /Universidade


Foto 3: Fortaleza


Foto 4: Entrada lateral da fortaleza


Foto 5: Vista geral de Harran

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!! Que interessante essa informação sobre a primeira universidade no mundo.
Amiga, continue nos impressionando. Estou adorando!
Beijos

Hürrem disse...

Sim menina a Turquia quanto mais se conhece mais a gente se surpreende com coisas históricas novas e inesperadas. Beijos