Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ilha de Akdamar











A ilha de Akdamar está localizada no Lago de Van. A igreja cristã existente na ilha foi construída pelos monges arquitetos conhecidos pelo nome de Manuel, entre os anos de 915 e 921 DC, por ordem do rei armênio Vaspurakan Gagic I . A arquitetura da construção da igreja é bastante interessante, em forma de um trevo de 4 folhas, num plano em formato de cruxifixo, coberto por uma cúpula piramidal cônica. Existem dois portões na igreja, um na parte sul e outro na parte leste. A igreja, que foi construída em nome da sagrada cruz de Cristo, tornou-se um monastério em 1311. Nas paredes externas de Akdamar pode se observar as belíssimas cenas, esculpidas, que retratam histórias da Bíblia e da Torah, além de cenas da vida palaciana dos reis, de caçadas, figuras humanas e de animais. Na cúpula interna existem afrescos (recentemente restaurados) de cenas de histórias Bíblicas, bem como imagens de Jesus Cristo e de alguns santos. A ilha foi lugar santo dos armênios por muitos anos. Recentemente o governo turco reabriu a igreja para visitação pública e permitiu que os armênios pratiquem seus rituais de culto novamente no local.

Nas fotos acima, vista da ilha e da igreja ( da perspectiva do barco que leva os turistas até lá) e afrescos da parte interna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa igreja é maravilhosa! Em cada detalhe.Por fora e por dentro. E o visual do lugar, amiga...
Ah, não dá pra parar de elogiar, é magnífica!!!

O mais legal é saber que o governo turco finalmente permitiu o culto dentro dessa preciosidade. Deve ser linda uma cerimônia ali. Eu vi essa notícia pela tv, e quando vi essa igreja foi paixão à primeira vista.

Obrigada pela viagem, amiga. Beijos