Pages

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tasköprü- Ponte de Pedra (Adana)






A ponte de pedra de Adana é um dos principais pontos turísticos da cidade, a mais antiga ponte do mundo ainda em uso. Atualmente a ponte é usada apenas por pedestres, mas até cerca de mais ou menos 10 anos atrás ainda era utilizada por veículos. A data exata da construção da ponte gera controvérsias por parte dos historiadores, pois existem documentos no museu arqueológico de Adana que informa que a mesma data da época dos hititas. No entanto, também existem outros documentos que informam que esta teria sido construída pelo arquiteto Auxentus, que era o arquiteto oficial do imperador romano Justiniano, no ano 384 dc,e que construiu uma ponte igual em Roma, e esta é a versão mais aceita e oficial sobre a construção da Tasköprü. A ponte possui cerca de 320 metros de extensão e está sobre o rio Seyhan,ligando as duas partes da cidade.
Eu estive no local a semana passada, e estava acontecendo o famoso festival de teatro de Adana, por isso nas fotos, como vcs poderão ver, a ponte está cheia de barracas, onde estavam sendo vendidos artesanatos, cerâmicas,jóias, etc. Caminhando sobre a ponte pode-se apreciar ao fundo da paisagem a Sabancı Merkez Camii, ou seja, a mesquita central de Adana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, adorei! É linda essa ponte. Não é aquela perto de uma grande mesquita -
que agora não lembro o nome? Esse lugar é lindo!

E tb amei seu modelito! Está mt graciosa :) Bjs

Hürrem disse...

Isso mesmo a ponte está perto da grande mesquita central de Adana, está atras de mim numa das fotos!! Que bom que gostou do meu modelito!! rsrsrsrss Obrigada! Beijosss